O varejo é o melhor ambiente para criar campanhas inesquecíveis.
A criatividade publicitária nas suas ações de comunicação é tão importante para a rotatividade dos estoques de produtos quanto para a lucratividade do seu negócio. Num mercado tão competitivo de consumidores digitalizados, onde os comerciantes que lutam por eles têm praticamente os mesmos argumentos de venda, a criatividade da mensagem publicitária pode fazer a diferença desejada.
A sensação que as empresas do varejo passam aos consumidores é a mesma. Vender, oferta, lucro, saldão, "quero seu dinheiro", forçada de barra, chatice, perseguição indesejada de promoção, barulho e tantas outras coisas que fazem a pessoa ir no X e excluir sua publicação antes de ler. Outra semelhança sentida pelas pessoas que têm suas privacidades invadidas por publicidade chata, é a igualdade da expressão de pagamento.
São praticamente as mesmas condições oferecidas, exceto alguns casos com trocadinhos a mais ou a menos no preço. As pessoas são espertas, têm a informação na mão pelos seus diversos dispositivos móveis, além das redes sociais que pulverizam a rede de saberes. Hoje, a tomada de decisão de compra num ambiente de tanta igualdade é mais provável acontecer se o lead sentir algo muito fora do comum na abordagem.
E, normalmente, o fora do comum é percebido pela maneira diferente de comunicar, muitas vezes simples e conectada com a cultura popular. Campanhas publicitárias com ideias originais seduzem pessoas em qualquer mídia, até através de um recado dado de papel escrito "eu te amo". Conteúdos sem uma ideia genial deixa o produto sem expressão no meio de um cenário comum, onde tudo parece estar entregue à sorte.
No marketing digital ser multidisciplinar não é uma escolha, é uma das melhores maneiras que existe, ou talvez a única, de obter visão alargada sobre os aspectos do mercado online. Mas independente dos conhecimentos de mercados ou tecnologias, eu não abro mão de uma grande ideia presente nos trabalhos levados aos leitores. Refém das campanhas encantadoras que divertem pessoas, eu acredito que a ideia tem o poder de transformar as coisas. Adoro o universo do marketing digital, principalmente o inteligente, porque ele abre oportunidades para empresas, pessoas e ajuda o público alcançar produtos sem precisar esticar o braço.
A criatividade coloca alegria na trajetória do consumidor, e quem não gosta disso?
O bom uso das palavras populares bem combinadas aos aspectos culturais do povo, se bem usadas na comunicação do marketing digital, elas geram ideias que quebram gelos entre pessoas e novas experiências. Toda grande ideia de comunicação que consegue estabelecer intimidade entre quem vende e quem compra trás recompensas. Por isso que, sempre, eu defendo primeiro a criatividade falada e escrita. O que é bom agrada, diverte pessoas e fica mais tempo na memória do público. Coisas lembradas vendem sempre e sobra mais dinheiro para investir ou guardar.